• fosca

Fosca, artista plástica ítalo-holandesa, expõe pela primeira vez no Brasil.

Mis à jour : 25 oct. 2018




No próximo sábado, dia 20 de outubro, a Casa Voa, na Gávea, inaugura a exposição “Animal Sapiens” inspirada na fauna e flora brasileiras.


-De 20 de outubro a 16 de novembro-


    Nascida em meio ao oceano atlântico num barco atracado no Mar do Norte, Fosca, filha de uma veneziana e um holandês, nasceu e cresceu cercada de água por todos os lados. Seu olhar, acostumado a uma paisagem predominantemente azul, encontrou na fauna e na flora brasileira um objeto de pesquisa para a sua arte, como fizeram os Holandeses que aqui chegaram no séc XVII. Assim surgiu a inspiração para a artista criar a exposição “Animal Sapiens” reunindo 11 trabalhos entre pinturas (nankin, cera, dióxido de titânio e acrílico sobre linho), pregos sobre madeira, instalações de parede e uma projeção em animação feita inteiramente à mão, imagem por imagem.

  Convidada pelos artistas Antonio Bokel e Marcelo Macedo para expor pela primeira vez no Brasil, a artista demorou até 13 meses para concluir duas das obras que serão expostas a partir do dia 20 de outubro na Casa Voa, espaço que também tem um projeto premiado de arquitetura e oferece ao público uma agenda de oficinas, grupos de estudo, exibição de filmes e oficinas de arte.

   Para muitos, Fosca poderia muito bem ter integrado a comitiva de artistas de pintura flamenga que foram trazidos ao Brasil por Mauricio de Nassau. As pinturas holandesas fomentadas por Nassau surgiram pelo ímpeto científico, mas é inegável que a aura artística que as envolve está ligada aos significados epistemológicos. Assim também é o trabalho de Fosca, que ao ter nascido no mar, aprendeu a traçar caminhos através de mapas e instrumentos de navegação. Seus desenhos e pinturas são executados com a precisão meticulosa e paciente de quem faz iluminuras e seus escritos minúsculos são como texturas que se convertem em imagens e confundem o olhar.

  “O hábito de estar ao redor do fogo, no silêncio da natureza, escutando a água do rio que corre e o barulho da madeira seca queimando acordou em mim um sentimento mais primitivo, ancestral. A partir daí, surgiram novas ideias que compõem esse meu novo trabalho. Além das telas “Volupia” (onça com colar de folhas” e “Amore cucito” (lince com pato), além de outras que eu já estava finalizando antes de surgir o convite para expor na Casa Voa, também nasceram, depois, as obras “Ricordi Lontani” e “Prego Selvatico” - conclui a artista que terá seus trabalhos expostos até o dia 16 de novembro no Rio.

OBRAS:

Volupia 220x370cm

Amore cucito 220x150cm La Forza Bruta 220x150cm Grattino 220x150cm

Ricordi Lontani  100x80cm

Studio Amore cucito (desenho nankin)

Caderno animal Sapiens- 11 folhas (77cm x 15cm)

Instalação de parede Arara (200x45cm)

Instalação de parede porco-espinho (108x108cm)

« Prego Selvatico» - pregos de aço, madeira, acrílico - 80x60

Projeção :

Projeção Animal Sapiens - animação feita inteiramente a mão, imagem por imagem.

SERVIÇO

ANIMAL SAPIENS

Exposição da artista plástica Fosca

Abertura: dia 20 de outubro, sábado, das 16h às 22h

Local: Casa Voa (Rua Marquês de São Vicente, 458 – Gávea)

Classificação etária: livre

Até dia 16 de novembro.

Entrada franca Henrique Fischer Bere Biachi Equipe D


#fosca #foscaworld #monkey, #parrot, #tigre, #bradipo, #animal, #sapiens, #animalsapiens #turtle, #tattoo, #tatu, #rain, #drop, #raining, #jungle, #plants, #forest, #foscaart, #foscaartista, #blackandwhite, #movie, #video, #fosca2018, #artrio2018, #foscabiennale, #foscabiennalevenezia2018, #animalmovie, #animalvideo, #tucan, #frogs, #foscaarte, #robertocuoghi, #cacgeneva, #vandaklabin #lehmanmaupin, #andreabellini, #foscaartist, #casavoa, #mamrio, #paulacooper, #foscavideo, #gorilla, #sloth, #bichopreguica, #antoniobokel, #marcelomacedo, #nail, #foscaatelier, #foscaodia #foscajornalodia #odia, #jornalodia, #oglobo, #jornaloglobo, #foscaoglobo, #foscajoranloglobo, #foscarioshow #rioshow, #arteblitz, #jornalarteblitz, #foscaarteblitz, #henriquefischer, #equiped #equipedcomunicacao, #berebianchi #angelicapadovani, #lenoveras #antonioamancio #almathomas #pedromilman #paulodiniz

© 2023 par Fosca